Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de abril de 2007

O Dia da Liberdade está em cada um de Nós


Sendo o dia 25 de Abril o Dia em que se comemora o Dia da Liberdade em Portugal .... hoje , aproveitando esta data da nossa história Contemporânea , quero falar num Dia da Liberdade que urge chegar ....
Quero falar no Dia da Liberdade que sonho e que procuro, que se urge fazer presente , em cada dia da nossa vivência e em cada dia desta nossa existência ....
Sinto diáriamente a Vossa presença neste meu "albergue" , escuto as vossas palavras de Carinho imenso , sinto o Vosso Calor, e sinto de forma sublime uma expressão de Amor ....
Estamos munidos de uma Luz que persiste em cada um de nós , independentemente das nossas vidas , independentemente das nossas fragilidades e das nossas conquistas ....
A revelação individual de cada um de nós vai emergindo de forma natural e ocasional ....
Apesar de Seres imperfeitos , somos assaltados por essa Luz persistente , talvez perfeita , que nos persegue e nos protege ....
Envolvidos por essa Luz , buscamos a compreensão de nós mesmos , essa dimensão profunda que sabemos existir em momentos de encontro , e de inspiração que em nós se instalam....
Temos a noção de que ao invocarmos a nossa inteligência e a nossa intuição , estamos em harmonia com o espaço cósmico , esse fluido que nos parece distante , que em nós se faz tempo e em nós se faz fluente ....
Caminhando neste universo de encruzilhadas , conseguimos tocar o esboço da nossa existência ...
Estamos perante uma expressão de liberdade , que nos propicia a aprofundar individualmente a comunhão de valores solidários que , sem dúvida só podem potenciar resultados ....
Individualmente consciencializados , estamos potencialmente habilitados a iniciar uma nova consciência colectiva, e sinto essa iniciação como algo irreversível ,
mas permanece a pergunta ... como se faz o Dia da Liberdade ?
O Dia da Liberdade , constroi-se no presente e no dia a dia , enfrentando as sombras e enaltecendo as ondas .... as ondas do Sentir , as vibrações das Palavras que nos invadem e os Sons que nos consolam ....
O Dia da Liberdade , encontra-se no gesto , no Encontro partilhado, num dia bonito , num amanhecer de Esperança ...
O Dia da Liberdade , começa em cada um de nós , em cada Sonho feito verdade , em cada intenção bem guardada , que se faz voar nos nossos momentos de alvorada...
O Dia da Liberdade , é podermos dizer sem medo , as Palavras que nos escapam , as Palavras que nos inflamam , os Desejos que se escondem ....
O Dia da Liberdade , é sabermos que cada momento é único , aqui e agora , ecoando em todo o firmamento....
Neste universo globalizado , neste mundo atarefado , neste estado sem tempo, urge saber que o Dia da Liberdade , é o Fruto da Sabedoria que se cultiva em cada um de nós !
Luis Sousa

33 comentários:

Professor Howdy disse...

Hello!
Very good posting.
Thank you - Have a good day!!!

sonhadora disse...

A liberdade faz parte dos meus sonhos. E tu também.
Beijinhos

Eärwen disse...

"... as ondas do Sentir , as vibrações das Palavras que nos invadem e os Sons que nos consolam ....
O Dia da Liberdade , encontra-se no gesto , no Encontro partilhado, num dia bonito , num amanhecer de Esperança ..."

Não poderia me recolher ao meu mundo sem vir te dar um presente. E encontro novo post falando em liberdade...será que pensamos parecido também?
Ao ler as palavras que destaquei te vi Alma Amiga e lembrei...do encontro partilhado...o amanhacer de esperança e embalada nestas palavras deixo-te o convite para ires ao meu mundo.
Deixo-te pérolas incandescentes de carinho sempre, banhadas no rio de lava que em meu mundo corre.
Eärwen

Andreia disse...

Ola!
Este dia é importante!=)

Um dia par ti!

*SP Sentimento Puro disse...

Qiuerido Luis...
Estou na faculdade, li teu comentário no consentido...e não podia de vir deixar meu beijo e meu muito obrigada...sim vivamos todos a tão sonhada liberdade.Que palavra linda não? LIBERDADE!!!

Quando chegar em casa lerei teu texto e farei o justo e devido comentário como bem mereces ser lido: Com bastante atenção.
Um beijo terno e livre de "algemas e sistemas"
Até mais amigo,

ANKH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANKH disse...

Amigo de Alma.
Agradeço a ti, em parte, o retorno, pois tuas palavras me sacudiram e assim acordei para entender que não poderia parar.
"Liberdade" uma palavra tão bonita e um sentimento maior ainda quando, atitude divina quando bem usada.
Obrigado por tudo meu amigo
Grande PAz!
Ankh
(desculpe errei o primeiro)

- disse...

Que o dia da liberdade ajude a alimentar todos os nossos sonhos.
bj

Anônimo disse...

Luis , mais uma notável exposição de um dos teus reflexos de alma.
Esta Liberdade por ti concebida e defendida, seria uma completo alterar de mentalidades e da forma como encaramos a realidade.
Estou certa que essa seria a utopia feita realidade.
Magnífico, mais uma vez .
Beijos
Lena

Meg disse...

O sabor da Liberdade é bem maior quando se conheceu o outro lado... a falta dela.
Quem se lembra que, antes do 25 de Abril, uma mulher casada só podia sair do país com autorização do marido? Que um homem podia bater na "sua" mulher e, caso ela fugisse, ele podia exigir a sua volta ao "lar"? Ele tinha o "Direito de Depósito"...
Pensemos na Liberdade HOJE!

Kalinka disse...

Olá Luís

E, hoje digo que há outras formas de relembrar o 25 de Abril:

Ano de 2001 - 25 de Abril
Neste ano e neste dia, eu estava «presa» por outra razão... presa ao Amor/Paixão.
E, divagando, aqui te ofereço estas palavras:
Hoje queria,
Encher-te de rosas cor de pêssego,
Queria acordar-te
Com uma flor pelo corpo,
Queria hoje...
Hoje queria amar-te muito,
Queria hoje,
Porque...
O quero todos os dias.

Beijos e abraços.

Anônimo disse...

"O Dia da Liberdade , é sabermos que cada momento é único..." e que somos livres para vivê-lo!

Excelente reflexão sobre o "Dia da Liberdade", nota 10, Luis!

Beijos

Farinho disse...

Por vezes andamos tão perdidos nas amarras da vida que nos esquecemos de respirar e nos libertar, mas quando o fazemos sabe tão bem!!!!


Vim agradecer o bonito comentário no meu cantinho, às vezes penso que os meus poemas não são lá grande coisa, mas depois de ler os comentários, fico feliz por terem gostádo.


Beijocas

Maria disse...

sera que somos realmente livres?...mas nas tuas palavras somos livres de viajar :)beijinho doce

Isabel Filipe disse...

Parabéns pelo teu texto ...

Bj

Anônimo disse...

Olá meu Querido,
Mais uma vez, uma revelação pessoal do teu conceito de Liberdade na vivencia dos dias de hoje !
Amei todas as Palavras !!!
Beijões
Rachel

C. disse...

Muito Obrigada pelas palavras de carinho. É nos momentos em que tenho tendência para duvidar de mim, que a Voz Interior teima e falar mais alto. Agradeço a tua autenticidade. Jinhos de Luz

Mila disse...

Quase me perdi no meio desta imensidão.Não tenho mais palavras,está tudo dito. "....O Dia da Liberdade , encontra-se no gesto , no Encontro partilhado, num dia bonito , num amanhecer de Esperança ..."

Eärwen disse...

Alma Amiga.
Tua resposta já está, é sim.
Retirada do mar incandescente do meu mundo, deixo-te uma pérola de carinho.
Eärwen
26.04.07

sonhadora disse...

Esta tarde o sonho tinha o teu aroma.
Beijinhos embrulhados em abraços

Maria Clarinda disse...

Como foi bom andar pelo teu blog, descobrir um pouco de ti em cada post.
Obrigada por esses momentos.

Marta Vinhais disse...

Interessante e concordo contigo..
São sonhos, objectivos, projectos que também partilhamos com os outros.
Obrigada pela visita - amanhã vou deixar um desafio. Espero que participes.
Beijos e abraços
Marta

Farinho disse...

Passei para desejar uma noite serena cheia de paz.

Beijocas

SONY disse...

Olá reflexo da alma :-)
Há muito que não te vinha ver!
Hoje comecei as visitas debaixo para cima hihihi!
Sem dúvida que a Liberdade é o que cada um de nós fazemos por ela!
Com acções de sentimentos profundos que cohabitem em nós...Dia da Liberdade deveria ser todos os dias para todos os seres...mas infelizmente assim não o é!
Então façamos livres os que estão ao nosso alcance! Um bj Sony :-)

*SP Sentimento Puro disse...

Meu querido Amigo Luis,

LIBERDADE!!!...O que pode existir de melhor neste mundo senão o ser-livre?...Ainda que devamos "certas" satisfações aos "outros"...(não podemos esquecer que vivemos em sociedade,e por isto muitas vezes, escravos eterno de ações e posturas que por mais tentamos nos desvencilhar destas...impossível meu caro amigo), mas o que para mim conta mesmo,é esta angústia latejante,não deixando que fiquemos parados...sem gritar,protestar,levantar bandeiras e,se preciso for gritarmos um sonoro BASTA!!!!!! Mas, para isto é importante a certeza que seguramos as consequências, deste ou daquele ato em si. Eu, particularmente, detesto qualquer tipo de repressão...e tento fazer do meu mundo, um mundo limpo, de cara lavada e sorriso solto.Grito aos quatro cantos o que me aborrece,me angustía,me inquieta...talvez este meu grito seja para acordar eu mesma,não sei...; Assim procedo quando sinto a vida pulsando num contentamento por ter conquistado algo, por ver um gesto de ternura e amor num passante que nem conheço, por ver formigas no chão, trabalhando em perfeita comunhão, uma sociedade onde cada um ajuda cada um; tão diferente desta nossa realidade...mas,ainda acredito no bicho-homem, por mais que pareçam animais em atitudes, ações, vaidades pessoais, ganância, fome de poder...existe uma alma em cada um destes...e devem por instantes refletir suas ações não?...Ou será que tão cegos estão, que não olham à sua volta?...a primeira resposta que me chega é que não...não olham nada,só conseguem enxergar suas metas, seus ideais...custe o que custar. Eu...pareço até que não sou daqui...pois não consigo imaginar como são capazes de fazerem tantas prisões?...Principalmente às suas próprias. Este tema liberdade, é delicioso e ao mesmo tempo muito complexo; Mas, teu escrito meu amigo está exelente, claro, transparente, enxuto. Adorei teu grito, a bandeira que levantou...como também muito gostei
de quando abaixo fez um belo escrito sobre as premiações dos 5 melhores blogs.Gosto de sentir este espírito humanitário te inquietando. Quando precisar de uma companheira para levantar bandeiras por causas que assim precisem...conta comigo querido amigo...corro e pego minha armadura feita de flores, minha metralhadora que cospe balas de chocolate, meu escudo - Deus. Vamos lutar, cantar o amor, fazer correntes,elos...envolver o mundo numa guerra de gentilezas; Já pensou?...nações "guerreando" para uma querer ajudar primeiro a outra, homens beijando o horizonte, sentindo-o mais belo e seguro...(um pássaro cantou aqui agora...sempre canta à esta hora);
Alma Bela, reflexos de amor ao próximo...desejo que teu dia seja iluminado por cores de arco-íris...e, que a vida te sorria...porque voce assim merece. E porque eu estou aqui pedindo ao nosso criador, anjos e afins...que te cuide e proteja,nunca deixe teus reflexos e sinais da alma te fugirem de nós, e de mim.
Beijos de ternura,

Mila disse...

...vive a liberdade de modo a seres feliz sem estragar a felicidade do próximo... BOM FDS COM FERIADO.

Mila disse...

A frase está na linha "a nossa liberdade acaba quando começa a liberdade a dos outros"
ou a dúvida é em teres um Bom Fim de Semana ;) ;)

Amora Silvestre disse...

Bom fim de semana.
beijo

ANKH disse...

Desejo a você meu amigo, um final de semana de muita paz, luz e desejos realizados.
Grande Paz!
Ankh

Mila disse...

nã....está tudo bem.Será que sou eu que tou beliscando e não me dou conta!!!

Espaços abertos.. disse...

Que pena é aglutinaram o conceito de liberdade com tal sofreguidão como se estivessem cheios de sede...

Bom fim de semana

Bjs Zita

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eärwen disse...

Alma Amiga,

Venho do meu mundo para desejar a ti um final de semana de encantos. Feliz é aquele que consegue vislumbrar as coisas com os olhos do coração.
Pérolas de carinho, retiradas do mar de lava do meu mundo, deixo de presente para ti.
Eärwen
28.04.07