Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Almas que se cruzam .....



Tenho por "mania" observar e medir
a "temperatura " dos locais por onde passo , e tentar sentir o pulsar dos locais , do ambiente , e a envolvencia das pessoas com o meio ...

Posso estar numa esplanada, ou num outro lugar em que existam pessoas , e lá estou eu sempre , a observar a forma como as pessoas se relacionam com o espaço e com os outros ....



Pessoas , que matéria fantástica para observação e para melhor compreender a dinâmica de cada um , e assim podermos conquistar mais valias
na compreensão de nós mesmos .

Sem dar muito nas vistas , lá vou observando , analisando e constatando , que a diversidade é imensa nos comportamentos , nas reacções , e na forma como cada um reage à proximidade física dos outros .

Um dos espaços que melhor servem de laboratório de observação , e me dão a envolvencia necessária para um melhor sentir dos outros neste contexto específico , é sem dúvida numa esplanada.

Há dias estive cerca de 1 hora numa das esplanadas da baixa Lisboeta , e pude de facto dar aso a todas as minhas observações , e deleitar-me com esta experiência .

Há pessoas que se aproximam e se sentam numa mesa de espanada , e pura e simplesmente ignoram quem está nos "arredores" ....

Há pessoas que se aproximam , fazem a sua escolha de mesa , sentam-se , e limitam-se a dar aos mais próximos um olhar tímido .... afinal estamos na urbe , se calhar para alguns ... na selva urbana !

Há outros porém , que denotam um maior à vontade nas suas expressões , e ao sentarem-se numa mesa , premeiam os mais próximos com um leve sorriso , sinal de boa atitude e educação .

Mas há pessoas que realmente se destacam da maioria , na sua forma de estar , e na forma como se envolvem com o meio e com os outros , isto é , ao sentarem-se numa mesa emanam ondas de bem estar , sorrisos , desfrute e confiança , bem como uma relação de prazer com o lugar , desenvolvendo até por vezes pelos mais diversos motivos , conversas amistosas com os seus " vizinhos " ...

Fiquei há dias positivamente surpreendido com uma situação destas que fui agraciado , por duas jovens lisboetas , que numa descontracção e boa disposição absolutamente surpreendentes , me congratularam com uma simpática conversa de circunstancia , e provocaram em mim uma certa estupefacção perante a normalidade dos comportamentos a que estamos todos habituados na grande cidade .

Na verdade , a diversidade comportamental das gentes que connosco se cruzam é colossal !

Isto leva-me a observar que a "esplanada" não deixa de ser um espaço em menor escala , daquilo que é o palco da vida , e assim constatar que , na realidade somos por vezes positivamente surpreendidos por pessoas , que connosco se vão cruzando , havendo até Pessoas de tal forma Especiais , que num determinado momento da nossa vida nos cruzamos , e que com o tempo , só queremos que elas se mantenham eternamente presentes e nos vão acarinhando com o reflexo da suas Almas e da sua Luz .

Tenho a certeza , de que há Pessoas cujo seu destino estava e está traçado , a nos encontrarmos na "esplanada " da Vida , e em nós ficar a residir , o seu sorriso , a sua expressão , o seu carinho , a sua ternura , e o seu olhar terno , eternamente ....

São as Pessoas Especiais da nossa Vida ...

Tenho a certeza , que jamais as esquecerei !

Luis Sousa

13 comentários:

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Olá.Encontrei este blog num blog de uma amiga minha.Vim cá parar por curiosidade mas gostei muito deste texto da "esplanada".
Aqui está bem explorada uma característica que tenho que desenvolver a da observação.
Boa continuação de partilha e observação.
Marisa

Anônimo disse...

Ola vim ter contigo a esplanada da Vida, deixo-te um bjinho de Amizade,
Papoila Sonhadora,

Anônimo disse...

Luis, mais um texto de sabedoria e observação aguçada.
Tu és UNICO !!!
Milhões de beijos
Angel

silvia disse...

Muita coisa pode acontecer numa esplanada.
Mas o que eu gosto mais de fazer quando estou numa esplanada, não é olhar para as pessoas mas sim apreciar o momento da vida enquanto estou alí sentada.

Um beijo:)

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Assim fica combinado.Virei cá mais vezes explorar o que tenhas para partilhar.estás igualmente convidado, quando te apetecer a fazer o mesmo.
Fica bem
Marisa

Anônimo disse...

Bela observação !
A diversidade existe em tudo, mas há umas que nos encantam.
Beijões Monika

Anônimo disse...

"As Almas grandes têm muito em conta as coisas pequenas"

Um Beijo

Eärwen disse...

Vim agradecer-te a visita e as palavras deixadas em meu mundo.
Mais uma vez teu texto é de uma sensibilidade ímpar, que nos faz refletir...por quê não interagir com as pessoas... por quê esse receio... ainda bem que gosto de romper barreiras.
Se voltares ao Pérolas Incandescentes e observares, verás uma "particularidade" que espero gostes.
Deixo-te pérolas incandescentes de amizade, banhadas no rio de lava que em meu mundo corre.
Eärwen

Kalinka disse...

E o tempo não me deu tempo
Do tempo que precisei
Ao tempo eu peço o tempo
Do tempo em que sonhei…

Pois...em breve, se as coisas não mudarem estarei me despedindo de todos aqui na blogoesfera:
...Agradeço a todos...e sinto-me triste por vos deixar, mas já não consigo ter tempo...

TEMPO o eterno problema de todos nós; é complicado gerir as vidas de pessoas como nós que além de trabalhar 7 horas + 1 hora de almoço, mais 3 horas de viagem trabalho-casa e vice-versa...ainda tem que tratar da casa e da família...está a ficar muito difícil conjugar tudo.
Eu sei bem ao que me estou a referir...se quero estar um pouco na net à noite ando a dormir apenas 5 horas, deito-me às 2h da manhã e levanto-me às 7h da manhã, não dá!!!
Beijos.

Mila disse...

...efeitos astrais,aqui é identico .

Anônimo disse...

Continua sempre...Aqui é o teu lugar...
Eu aqui ficarei no meu cantinho a adorar-te...

Anônimo disse...

Sabe Luis, desde criança que faço esse exercício de observar as pessoas... e como aprendo!

Tua análise falou tudo, você deve ser um homem sensível!

Beijos

Maria disse...

tb gosto de observar os utros quando vou sozinha e imaginar que tipo de pessoas sao pelos seus gestos,postura...:)mas nao tenho esse a vontade de falar cm quem nao conheco...sou um cadinho reservada :)bejinho