Arquivo do blog

terça-feira, 22 de maio de 2007

Estas Viagens ...


Estas Viagens .....


Há dias estava a rever a minha biblioteca , e para mim é e será sempre uma pequena biblioteca , pois os livros para mim são sempre poucos e nunca são demais, e o problema com que me debato , é sempre a falta de espaço ...


Pega-se num livro aqui , muda-se outro , arruma-se a estante , preconizam-se prioridades de leitura , colocam-se as preciosidades em locais de fácil acesso para próximas revisitações .... enfim .... pegar nesses tesouros é sempre um prazer imenso e incontornável ...


Na realidade a grande parte dos meus livros , são todos escolhidos a dedo , após cuidadas pesquisas e de acordo com o que me interessa no momento em que os compro .

Enquanto revia alguns deles , sentei-me e revisitei páginas de alguns desses tesouros ....


Sem dúvida que há livros que nos transformam e que nos iluminam para conceitos de vida que outrora desconhecíamos por completo ..... são novos mundos e novas janelas cujo sol da sabedoria e do conhecimento nos invadem sem permissão , e que nos entregamos aos seus cenários e aos seus mais plenos encantos ....


Esta convivência sem igual entre o escritor e o leitor , essa magia única que ao lermos as páginas de um livro , nos coloca num diálogo subtil com o seu autor (a) ....


Palavras que na harmonia do silencio as saboreamos de forma desmedida , e que paulatinamente se enredam em imagens visuais com que nos alimentamos ....


Percorremos frases , capítulos , e é o seu Escritor(a) que vamos conhecendo e admirando pela qualidade das observações e pela capacidade de transmutação da escrita , que nos é devolvida em pensamentos, emoções e sentimentos ....


Sou muitas vezes surpreendido por inúmeros Escritores , pela qualidade da sua escrita e pela enorme empatia dos temas que nos confronta com a realidade em que vivemos e com a nossa Existencia como Seres únicos e Individuais ...


Dediquei-me de corpo e alma à leitura há quase quinze anos , e viciei-me de tal forma que , é neles que me revejo e encontro o alento necessário, a energia e as referências com que hoje abordo os passos que trilho este meu Caminho ....


Com a Vida e com os Livros , aprendi e aprendo Ensinamentos cujos espaços são infinitos ....
E com Eles também aprendi que ,
os nossos Pensamentos são a única essência ,
que nos leva a qualquer dimensão sem fim ....


São estas algumas das Viagens que faço , em que me encontro ,
e me perco de mim ....
Luis Sousa


22 comentários:

Anônimo disse...

Alô Luis ,
O que seria eu sem Livros ???
O que seríamos nós sem esses Tesouros ???
Dizes muito bem meu Amigo .
Belo tema e bela discrição !
Um Abraço
Paulo R.

Mago dos sonhos disse...

Saudações Irmão!Saudações a Todos!

Passo numa fenda, em que o trabalho assim, o permitiu. Valor profundo dás às palavras, sentido amor aos teus livros. O caminho do conhecimento, se expande no nosso passar. Passarei com mais calma, até lá...aquele abraço mágico.

Ka_Ka disse...

- Sou viciado em badanas. Sempre que vejo um livro vou logo espreitar a badana.
- Isso acontece-me com o frontispício. Não consigo resistir a um bom frontispício.
- O que é um frontispício?
- Digo-te se primeiro me explicares o que é uma badana.

Ka_Ka disse...

- Sou viciado em badanas. Sempre que vejo um livro vou logo espreitar a badana.
- Isso acontece-me com o frontispício. Não consigo resistir a um bom frontispício.
- O que é um frontispício?
- Digo-te se primeiro me explicares o que é uma badana.

NUVEM BRANCA TÃO FOFINHA disse...

Vim aqui dizer-te que um livro é um mundo...
Mas nunca te esqueças do livro que cada um de nós é!
Jinhos
E já agora?
Para que serve um espelho?

Anônimo disse...

Olá Luis ,
Sei bem o que um livro pode ser para nós, e contigo aprendi a ter mais esse Amor ...
Belo post mais uma vez ...
Milhões de Beijos
Monika

Mila disse...

Os livros ...
com eles aprendemos, viajamos, rimos, choramos...são nossos amigos, dos verdadeiros, por isso os estimamos tanto.
Com eles podemos ir onde,e sempre,que quisermos sem qualquer espécie de limite.
Sê feliz bibliómano***

Farinho disse...

Eu também sou uma amante da leitura, e aprendi a amar os livros com 9 anos, quando uma das irmãs do meu pai, me ofereceu um livro das aventuras dos cinco,a partie daí tornei-me uma devoradora de livros como diz o meu marido, li todos esses das aventuras dos cinco a seguri os de uma aventura..., livros de adolescentes e fui continuando por aí fora, para mim um livro é como um amigo, que nos transporta a outro mundo e nos faz esquecer um pouco esta dura realidade em que vivemos.

beijocas

sonhadora disse...

Livros! Hummmm!Gosto tanto!
Hoje, regresso a mim e pernoito na magia do sonho.
Beijinhos embrulhados em abraços

Paula Raposo disse...

E tens toda a razão. Um beijo pelas palavras sempre gentis no meu espaço.

Marta Vinhais disse...

Os livros também fazem parte da minha vida - até em viagem, eu levo um e compro outro.
Às vezes, não tenho tempo para o ler, mas sei que ele está ali e é uma grande companhia.
Obrigada pela visita.
Beijos e abraços
Marta

Anônimo disse...

E que tão bem sabe um Bom Livro !
Muitas vezes é uma benção , uma terapia , um bálsamo na minha Vida .
Adorei mais uma vez Luis !
Mil Beijos
Lena

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Os livros para mim eternos cúmplices. Neles vou buscar energias, contrapontos de opiniões, companheiros de esplanadas, novas palavras, novos referenciais. Quando ando a explorar ou reler um livro nunca me sinto só. Tenho ali comigo dezenas de descobertas à minha espera. Gosto muito de uma passagem de um livro do Milan Kundera onde ele fala das palavras mal compreendidas. Explica ele que cada um tem um imaginário diferente e por isso conota as palavras com imagens e significados diferenciados. Por isso , às vezes quando comunicamos há tanto "ruido" porque as percepcções são distintas. Cada um de nós, num livro enceta uma viagem única e intransmissivel
Um abraço
Marisa

Silêncio © disse...

Eu simplesmente adoro lêr...
De tudo um pouco, desde ficção a erotismo...
Adoro vaguear pelos corredores das livrarias a vêr as novidades, os velhos, os conhecidos e os já lidos!
Um Beijo em Silêncio

Espaços abertos.. disse...

Quanto ao número de livros encontro-me como mesmo dilema...em relaçao aos seus ensinamentos retirámos deles todo o tipo de ilações desses grandes tesouros,eles abrem a nossa alma,fazem uma lavagem e purificam-na.
Este é um dos mundo em que me perco.
Bjs Zita

GarçaReal disse...

Livros,leitura,gosto e muito.Faço deles minha companhia durante muitas horas.Ensinamentos infindáveis daí brotam.
Como sempre mergulhei na tua postagem como num belo livro.

Uma boa noite

bjs

Anônimo disse...

Pela tua escrita, pelos teus conhecimentos, pelas tuas reflexões comprava-se que és mesmo um leitor apaixonado.

Para quem gosta de sonhar, de se questionar, de conhecer a si, aos outros e a natureza, nada melhor do que ler... ler as viagens inter pessoais dos autores, suas introspecções...

Beijos

Chama Violeta disse...

Venho aqui te fazer um convite,visitar meu novo espaço:

http://reacenderachamavioleta.blogspot.com/
E também: http://achamavioleta.blogspot.com/

Beijos de luz

InConfidências disse...

Luis,

Os livros são a nossa memória e sem memória e sem registro não existiria tempo.
Viveríamos uma espécie de transe continuo.
Já disseram antes mim: O que fazer com o livro depois que acabamos de ler?!
P.S.: Obrigada pelo elogio..(rs..)

Um céu estrelado para você!

*SP Sentimento Puro disse...

Olá meu amigo,
Viajei nesta viagem...de destino certo: Livro

Em cada livro uma visão,um mergulho para um novo mundo, onde podemos fazer uso da imaginação, e "sentir" o que este ou aquele autor tenta nos passar; O que acho mais interessante e maravilhada fico, é o imenso poder da nossa mente em nos transportar para lugares, situações,personagens, que por mais que o autor tente nos fazer passar...quem nos guia na verdade são nós próprios...refiro-me a estes estados citados acima,pois o pensamento e o sentimento de quem escreve deverá ser compreendido da maneira que este nos ofereçe.sem contudo,precisar concordar com o seu pensar. Eu, particularmente adoro discordar de certos pontos de vista do que ora leio; Tenho por hábito rabiscar todo o livro, com anotações pessoais, ou mesmo modificando o que acho que é preciso; é comum eu fazer perguntas, eu escrever minha opinião, ou mesmo fazer elogios em situações ou escritos que me causam espanto.Meus livros, são meu espelho, acredito que são o espelho de todos nós que aprecia a leitura não? (Existe aqui em meu país um político muito esperto; certa vez um reporter foi em sua casa para uma entrevista,no qual lhe pediu para conhecer sua biblioteca...o que lhe foi negado com a seguinte frase: "Meu jovem, sou um político...como posso abrir a porta da minha alma para alguém?"..."Se um meu opositor souber quais são minhas leituras, estarei então perdido...pois estarei entregando minha fragilidade,minha fortaleza, minha estratégia.";....resposta inteligente e verdadeira. A mesma coisa acontece se nos depararmos com alguém cuja estante,possui em sua grande maioria,livros de auto-ajuda por exemplo...logo poderemos perceber o espírito desta pessoa. E assim, vejo nos livros,ou nas leituras que costumamos fazer...o reflexo do que somos. Em minha estante...em minha estante...estou eu; Universo de mundos, contidos numa só pessoa, mas, com uma só essência, vontade e determinação.
Beijo comsentido,

Maria Clarinda disse...

"...Com a Vida e com os Livros , aprendi e aprendo Ensinamentos cujos espaços são infinitos ....
E com Eles também aprendi que ,
os nossos Pensamentos são a única essência ,
que nos leva a qualquer dimensão sem fim ...."

Mais uma vez fiz um paste das tuas palavras...são belas ~, vão de encontro ao meu Eu.
Obrigada , jinhos mil

Vera Carvalho disse...

Sem dúvida que as viagens que fazemos pelos livros podem ser tão agradáveis como enriquecedoras. Para mim os livros são um bem necessário ;).
Um abraço estimado Luís.