Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Diamantes perdidos ....


Desde a infancia , tive sempre uma apetência especial para observar e percepcionar o que me rodeia .... aliás todos a temos , mas nem todos damos a mesma atenção e nem todos nos importamos muito com isso ....
Gosto de observar imagens , aprofundar significados , interiorizar valores que as palavras nos transmitem , viajar por sentimentos que nos assaltam , sentir o fluir das vibrações que emanamos e que recebemos ....
A minha formação académica no campo das artes visuais e plásticas , foi consequencia directa dessa necessidade de aprofundar conhecimentos , por forma a exteriorizar todas essas percepções e esse fluir de energias e sentimentos ...
São muitas as vezes que em conversa com os outros , se eleva e se renova a certeza do valor único e importantíssimo , embora por vezes discreto , que o Amor ou a Paixão têm na vida de todos nós .
Vejo também que , muita gente se amedronta , se esquiva e foge a esse tipo de cenários , pois a incógnita das possibilidades corroiem e desestabilizam rotinas implantadas que conferem seguranças imaginadas ....
Dizia-me há dias uma amiga , livre e divorciada , que tem um admirador , talvez um apaixonado , que tem tentado aproximar-se ..... mas ela tem um medo enorme de viver essa aproximação , pois prefere a "segurança" e a pacatez da vida que tem , a ser exposta ao vulcão dos sentimentos e ao fogo da paixão ....
aos doces "pecados" .... Diamantes da Vida ....
Óbviamente que é uma decisão pessoal e merecedora de todo o respeito !
Na realidade , o universo dos sentimentos e das emoções é deveras complexo e multifacetado , desenha-se como um rio desconhecido , em que uma vez no seu leito , ignoramos o futuro das suas margens , as cascatas que nos podem surgir , o caudal que teremos de defrontar e as rochas que nos podem magoar ....
Mas , o que é a vida sem esses rios ?
Para gente livre de compromissos , para gente sem vínculos a ninguem , para gente livre , não serão esses os rios que se viajam e que desenham a vida ?
Não serão esses os rios que se escrevem no livro da vida e que se recordam com lágrimas e sorrisos por vivencias únicas , e por registos que irão permanecer para sempre nos capítulos da Alma ?
Será a vida somente a rotina diária , o trabalho , a subsistencia , a luta e o universo das preocupações que nos limitam a um lago inerte e sem fundo em nome de uma estabiliade emocional que entristece e paraliza ?
Será que um dia as pessoas que hoje são livres de compromissos , amanhã se irão esquecer que no seu livro da vida , há capítulos cujos diamantes foram perdidos ?
Sinceramente não sei ..... mas quem sou eu ?
Sou um simples homem , corpo , mente e espírito .....
Sou uma Alma entre o Espaço e o Tempo ..... que Contempla o Firmamento ......
Luis Sousa

31 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luis ,

Fabulásticooooooooooooooooooooo !!!
Absolutamente Mágico este teu texto!
Questões pertinentes, muito pertinentes, sim senhora !
Mil Beijos meu Querido,
Monika

Jade disse...

O teu texto fez-me pensar...até porque me fez reviver aspectos da minha própria vida. E penso que devemos viver, viver intensamente, não nos limitar a pairar sobre a vida. É verdade que viver, muitas vezes, nos leva às lagrimas e ao aperto da própria alma. Mas, também aprendi, que é isso que nos torna mais fortes e seres humanos mais sóbrios. Se não vivermos nunca viveremos a felicidade suprema. E não é melhor vive-la, nem que por momentos efémeros, do que nunca tê-la sentido?

Mila disse...

Lembrei-me destes versos:

Encurralada

Vida sossegada e incauta
Na solidão calada,
Sem horizonte
Sem nada

Tanta cor, tanta beleza
Perdida, parece uma ilha
Encurralada.
É uma tristeza!

De braços caídos sem alento,
Sem forças para voar
Eis que surge um rasgo de sol
Para te salvar.
(Mila,31Jan07)

Andreia disse...

Eu acho que é preferivel sofrer por amor do que nunca amar ninguém!

GarçaReal disse...

Passei para deixar um beijinho e deparo com este magnifico texto...Afinal quem sou eu?

bjs

Unknown disse...

Um rio vai sempre ao encontro mar...precisa da Foz para o acolher...mas às vezes por adeversidade da Natureza ela não desagua no rio mar...ele não o encontra e perde-se num labrinto de lágrimas.
Será que esse rio terá novamente vontade de arriscar? ou apenas deixar-se correr num leito mais calmo, até porque o cansaço da vida as responsabilidades de ser um rio crescido..não o deixarão tão solto para navegar de uma fram livre....
Afinal há tanta coisa bela para ver observar...porque viver sempre no risco de não chegar à Foz?
um abraço
brisa de palavras

Farinho disse...

Meu caro amigo, acho que não cheguei a dizer o quanto fiquei feliz por ter regressado para nós, já que eu também tenho estado um pouco ausente.

Bem vindo amigo.

Beijocas

Farinho disse...

Eu acho que o Luis é uma pessoa muito sensivel e especial, por isso nos deixa estes textos maravilhosos que nos fazem olhar para dentro de nós e descrobrirmos coisas que julgávamos perdidas e esquecidas.

Beijocas

Paula Raposo disse...

Adorei este teu texto. Eu penso e actuo conforme o que penso, que os diamantes da Vida não se podem desperdiçar e eu sempre preferi aventurar-me nos meus sonhos, do que alguma vez pensar se não os tivesse seguido como teria sido. prefiro ter uma Vida cheia de desilusões, a ter uma Vida sem ter vivido. Beijos para ti.

NUVEM BRANCA TÃO FOFINHA disse...

Ainda bem que há alguém que nos vai lembrando que há diamantes que fazem parte da nossa vida e que não podemos perder!
Um bem haja para ti!
Nuvem

Anônimo disse...

Olá meu Lindo!
Amei, amei, amei,amei ,amei este teu post!
Está tudo dito, mais vale sofrer e conhecer os rios de magia que existem, a viver uma vida no lago inerte sem fundo .
Amei, e tu sabes bem o que escreves, pois és dono de uma visão profunda, és como já te havia dito , um fotógrafo das Almas.
Beijos Infinitos
Moon Light

InConfidências disse...

Luis,

Eu só posso te aplaudir, pelo fascinante texto!!!
O que mais excita a minha vida é a possibilidade aberta de uma nova vida.

Fico feliz em ter você como amigo!

Beijoabraço.

Marta Vinhais disse...

Ás vezes, deixamos realmente passar o momento... e é tarde...
Magoamos e somos magoados; temos é que enfrentar e não devemos deixar que isso nos feche para o mundo.
Como sempre, um texto brilhante
Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso.
Amanhã, haverá um desafio - espero que participes
Beijos e abraços
Marta

Silêncio © disse...

Sem dúvida um texto que nos faz pensar um pouco na vida.
Beijinhos

Eärwen disse...

As tuas palavras hoje são para refletir e muito. Lidar com os sentimentos e momentos de outrem é um fator bastante delicado, sutil, pois cada um de nós tem sua forma de ser, cada um tem seu modo de se resguardar...é meu amigo, difícil por vezes é “arriscar” novamente pode ser que as “cicatrizes” às vezes não fecham. Às vezes “os diamantes da nossa vida” estejam reservados mais para frente... em outra época..., não creio que “percamos os diamantes”, podemos sim querer lapida-los em outra hora. Cada um tem sua hora, seu tempo... somos almas que contemplam o firmamento ...

Deixo-te pérolas incandescentes de luz, banhadas no rio de lava que em meu mundo corre.

Eärwen
17.05.07

Sereia Azul* disse...

Luis...que texto magnífico!

Sem dúvida um texto que nos faz reflectir e sentir os sinais da alma!

Senti cada palavra porque me vi espelhada em tantos aspectos que referiste...

Diamantes da vida, tesouros achados no fundo da alma... momentos por viver à espera de uma aceitação interior!

Sabes? Vivi uma infancia e adolescência fechada,observando passivamente a vida, talvez por isso eu seja assim uma pessoa muito metida comigo mesma, introspectiva e que aprecia os seus momentos de solidão acompanhada. Hoje arrependo-me de não ter ido buscar esses diamantes de vida, no entanto, eles estão ainda aí e tenho a certeza que não desperdiçarei nenhum encontro com a felicidade porque viver é arriscar.

Carpe Diem...um momento pode ser [e]terno na nossa vida e só por isso vale a pena! Nada acontece por acaso no nosso percurso existencial!

Uma brisa de mar no teu coração de oiro.

Sereia Azul*

Anônimo disse...

Luis Querido,
Simplesmente adorei,
Não tenho palavras ,
Está tudo na essência deste teu maravilhos post,
És ágil na análise, profundo na interpretação, real na expressão,
Milhões de Beijos
Rachel

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Olá.As tuas beijocas são sempre na mesma postagem.Risos. Poderias sempre descer no blog e explorar outros conteúdos onde deixar mimos.
Quanto às reservas, aos medos dos afectos penso ser um sinal do século XXI. O medo é superior à vontade de exploração do auto-conhecimento e às pontes com os outros.
Um abraço
Morgana

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Acredito nessa aceitação cada vez maior de nós próprios. Mágoas? Já as tive porque demorei 32 a perceber que existiam tantos jogadores... Hoje sorrio percebendo que as pessoas exigem tempo e dedicação para se conhecerem.Mas gosto de mim, de ser autêntica e acredito que possam existir mais beninis e amélies. O texto de hoje? Mais uma reflexão sobre um Rei virado jogador...sem mágoas mas com alguma pena de a opção ser essa. Para mim é complicar o que poderia ser simples.
Um abraço
Marisa

GarçaReal disse...

Passei para ouvir esta musica que tanto gosto e reler o teu texto.Hoje ainda o achei melhor.Aqui relaxo, penso e divago...

bjs

Mário Margaride disse...

Olá Luis,

Assim é a vida meu amigo.
Por vezes vagueamos perdidos, sem norte, sem rumo, ao encontro de nós, do nosso espaço, da nossa felicidade, do nosso amor.
Sofremos agruras, muita dor. No entanto, haverá um momento em que encontraremos o nosso rumo, o nosso amor. Aí...descansaremos em paz.

Um abraço

Unknown disse...

_Amas-me amor ?
_Claro que SIM.
_Não respondes-te muito convicta...!
_SIM AMO.
_Não percebo porque és tão limitada não és como as outras , deves ter alguma deficiência , alguma anormalidade qualquer ...
_SIM Amor devo ter...
_És MESQUINHA,
_ SIM eu sei AMOR...
_Não prestas , não mereces nada ...
_É verdade AMOR eu sei...
_Olha para ti, o que vês?
_SIM eu olho...
_Mas que raio fiz eu para ter que te ATURAR caramba...
_SIM amor tens razão...
_Cala-te já...
_SIM amor eu calo-me...
_Mas amas-me não AMAS , Amor ?
_SIM amo...
_Mais alto não ouvi...
_SIMMMMMMMMMMMMMM
_Estas a gritar porque???
_Porque SIM ...
_Mas isso não é resposta...
_SIM amor eu sei...
_Aprende a não rastejar... verme
_SIM amor vou tentar...
_Tentar??? tu tens que rastejar OUVIS-TE ? Ouviste bem?
_sim AMOR OUVI...
_Há bem muito bem...
_Vou sair não sei se volto hoje , tenho trabalho...
_Sim amor vai...
_Amo-te MUITO e tu sabes...
_SIM SEI.!

Grita comigo NÃO...
Beijinhos cheios de cores

Anônimo disse...

Luis, claro que concordo contigo, teu texto está perfeito e nele e nos outros, enxerga-se o homem observador da vida... é ela que nos ensina mais que os estudos acadêmicos, não é?

E rio é rio e como rio, precisa fluir, é obrigado a fluir pelas leis da natureza, impedí-lo é causar danos a ela.

Excelente!
Beijos

Isabel Filipe disse...

"...
para gente sem vínculos a ninguem , para gente livre , não serão esses os rios que se viajam e que desenham a vida ?
"

eu acho que deve ser triste ... bem triste ... não ter vínculos ..

bom fim de semana
beijinhos

Entre linhas disse...

Texto muito profundo,é nas mais pequenas percepções que se verifica o que a vida tem de mais belo,é" nos Diamantes da Vida" que se resume toda a essência.
È preferível abrirmos um pouco o livro do que vivermos miserávelmente infelizes.
Bom fim de semana amiguinho.
bjs Zita

sonhadora disse...

à páginas difíceis de escrever...à rios difíceis de navegar...à cascatas que nos amendrontam...
escreves-te um post que é um sinal da tua alma.
bom fim de semana.
beijinhos embrulhados em abraços

GarçaReal disse...

Passei para mais uma vez ouvir a música e deixar um bj de bom fim de semana.

bjs

Maria disse...

acho que me revi um pouco no que a tua amiga disse...por vezes para nos protegermos deixamos de apreciar o brilho dos diamantes...beijinho terno

Cöllybry disse...

Olá Luis, raro é quem observe o que rodeia...e a segurança nos dias de hoje é muito relativo, o que é hoje pode já não ser amanhã..gostei muito de ler este belo artigo...meu doce beijo

Mário Margaride disse...

Amigo Luis,

Passei por aqui, para te dar um grande abraço, e desejar um excelente fim de semana!

Mário.

Maria Clarinda disse...

Mais uma vez, o teu pensar, as tuas palavras bateram fundo, como tu vivo com essa apetência de observar ao infimo pormenor o que me rodeia...como dizes ".....Sou uma Alma entre o Espaço e o Tempo ..... que Contempla o Firmamento "
Obrigada, Luis.
Jinhos mil