Arquivo do blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Resilência ....


Nestes dias
A disponibilidade mental
E a abertura do fluxo da inspiração
Têm estado condicionados
Aos elementos
Da minha vida quotidiana


Diria que têm sido dias
De pura revelação
Cuja observação e retenção
Das aprendizagens
Tem sido algo sofrida
Mas magnânima


Perante toda a envolvência
Dos factos e dos contornos
Deixo-me ficar pela
Resilência


Sim
Resilência
Que se traduz
Na capacidade individual
De suportar tensões
Pressões
Intempéries e adversidades


Resilência
Palavra chave que
Resume a essência plástica
Elástica
De me moldar
E de assumir formas
Mantendo sempre
A minha integridade

A Resilência
Está na proporção
Com que me adapto
Às estratégias de superação
Nos acontecimentos adversos
Com que me deparo
No traçado da minha vida


Decifrando
Educando e enriquecendo
Os elementos e fenómenos
Da minha psicoadaptação
Tento consolidar a cada passo
A minha resilência


Hoje em dia
A formação é necessária
Para todas as vertentes da vida
É também fundamental
Para a minha saúde mental e psíquica


Fomentar em mim
A produção de clarividência
Na forma como interpreto
Os acontecimentos
Que me envolvem
É na verdade
Um passo fundamental
Na preservação da minha protecção


Sou imperfeito
Vivo numa sociedade
De pessoas imperfeitas
Como tal
É cada vez mais importante

Deflagrar em mim

Sempre que necessário

Choques de lucidez

Em prol

Da minha


Resilência …..






Luis Sousa