Arquivo do blog

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Hoje ... Mais do que nunca


A cada jornada
A cada dia que passa
Maior é a certeza de que
Somos Guiados por uma
Expressão Superior de Inteligência
Qualquer que seja o nome
Que queiramos atribuir-lhe …


Na minha infância
A aquariofilia foi um dos
Entretenimentos que desfrutei
E que já aí me surpreendi
Com factos que na altura
Ultrapassavam a minha
Juvenil compreensão
Pois alguns dos factos
Eram Extensões Divinas
Expressas pela Natureza ….


Constatei que numa das
Espécies tropicais de peixes
De aquário que tinha
As fêmeas
Para sobrevivência da espécie
E após
O seu ciclo de fertilidade ter cessado
E quando atingiam uma idade madura
Transformavam-se
Em machos dominantes
E assim preservavam a continuidade
Das gerações futuras ….


Há tempos deleitei-me na leitura
De um livro
No qual encontrei algo de absolutamente
Fantástico e fabuloso
E que vai no seguimento do que
Em cima mencionei ….

Nas savanas africanas
Existe uma árvore de meio porte
Cujas folhas são um alimento suculento
Para os herbívoros que ali habitam …

Confirmou-se por estudos efectuados que
Essas arvores em períodos críticos
Provocado pelo consumo excessivo
Das suas folhas
E numa resposta
De sobrevivência da espécie
Comunicavam com as suas congéneres
A quilómetros de distancia
Avisando do perigo ….


Essas árvores distantes
Ao receberem esses sinais
De comunicação invisível
Produziam uma proteína
Que fornecia um paladar
Extremamente amargo às suas folhas
Evitando assim o seu consumo
Por parte dos herbívoros
Que delas se alimentavam ….


Quando a minha filha
Tinha cerca de 1 ano e meio
De idade
Estava ela comigo em casa
Na sala de estar …

Ela estava de costas para uma estante
Que ocupava uma das paredes dessa
Mesma sala ….

Inesperadamente uma das portas envidraçadas
Descolou-se do friso de madeira que a segurava
Sem fazer qualquer ruído ….

Nesse dia mais uma vez constatei
A Expressão Protectora Divina ….

A minha filha com a sua tenra idade
E sem ter havido nenhum sinal sonoro
Ou outro verificável no momento
Percepcionou o perigo iminente
E correu em frente cerca de um metro
Evitando assim o impacto …..


Foi algo
Verdadeiramente avassalador
Cujas palavras ficam longe
De poder exprimir
O que naquele dia senti e presenciei ….


Naquele dia o registo
De mais esse fenómeno
Testemunhado pela minha pessoa
No meu consciente germinou
O processo que iniciou
A minha atenção e abertura
Para a percepção dos subtis sinais
Da Superior Inteligência ….


Hoje
Mais do que nunca
Constato

Que de facto
Existem

Expressões do Divino

Que habitam
O universo comum

Da

Espécie humana ….





Luis Sousa