Arquivo do blog

terça-feira, 5 de junho de 2007

Somos uns Bons Filhos da Mãe !!!


Hoje é o Dia Mundial do Ambiente !

Já muito se tem dito , mas é sempre pouco o que dizemos e o que fazemos ....

Os Crimes e os assaltos contra o Planeta continuam , incendios por mãos criminosas , caça furtiva , poluição dos rios e dos mares , lixo deixado indevidamente em qualquer lugar , o desrespeito continuado pela Natureza na sua globalidade , níveis de poluição sonora e por Co2 assustadores , enfim ..... a ignorância e a prepotência humana na nossa triste realidade !!!

Estejamos todos conscientes do papel que desempenhamos em termos de cidadania planetária , para nos responsabilizarmos e agirmos de facto na construção de um Mundo melhor .

De acordo com o que em cima mencionei ,e que acho ser da maior importancia e urgência , constato também que , esse é o resultado sequencial de um outro tipo de epidemia e poluição :

A POLUIÇÃO DOS NOSSOS PENSAMENTOS !!!

Somos confrontados todos os dias com realidades que confirmam em absoluto essa mesma poluição ....

Quantas vezes saímos de casa e nos cruzamos com um vizinho (a) , que logo pela manhã não nos cumprimenta ?

Quantas vezes vamos no transito e vemos atitudes irresponsáveis , e de alto risco que constantemente provocam inúmeros acidentes nas nossas estradas ?

Quantas vezes estamos nos terminais de transporte que habitualmente somos utilizadores e passamos por pessoas que vemos diáriamente , que por receio , estupidez ou ignorância , não nos devolvem o sorriso que lhes oferecemos ?

Porque é que , teremos muitos de nós ao sair das nossas casas , vestir a armadura de defesa , e a máscara da distancia, para não sermos magoados por tanta arrogancia ?

Porque é que , nos locais onde trabalhamos e desempenhamos as nossas funcões profissionais , teremos que estar atentos a todo o tipo de armadilhas , que esta competição surda nos obriga ?

Quantas vezes infelizmente observamos , que o egoísmo é uma doutrina generalizada ?


Mas se queremos um Mundo melhor , se Acreditamos que podemos e devemos fazer algo por este nosso Planeta Único e Maravilhoso , devemos acima de tudo .... reciclar e renovar os nossos pensamentos !!!

Assumo a minha parcela de culpa ,
pois todos os dias olho em meu redor , e tento aperfeiçoar-me ,
pois esse é o único caminho ....

Recordando um dos músicos portugueses que mais admiro e que mais gosto (João Pedro Pais) ,
no seu tema fabuloso " Tudo Bem " ,
realmente de vez em quando ,
somos todos ...... Uns Bons Filhos da Mãe !!!!

Renovemo-nos , Reciclemo-nos ,
Reaprendamos tudo de novo ,
pois assim poderemos com toda a certeza,

proteger muito melhor
.... o Planeta .....


Luis Sousa


Este é um outro lado, de outras verdades inconvenientes ....

31 comentários:

Anônimo disse...

BOA !!!!
SOMOS SIM SENHORA, UNS BONS FILHOS DA MÃE !!!
GRANDE VERDADE LUIS !
Abraço
Paulo R.

GarçaReal disse...

Tens razão,todos temos uma boa parcela de culpa...Não defendemos a sério este nosso planeta.Somos os reis da poluição...sonora...escrita...da natureza...e como dizes dos nossos pensamentos.
Temos que tentar fazer quaquer coisa.
bjs

Anônimo disse...

Olá Luis !
Admiro os teus posts, pela forma como por vezes pões o dedo na ferida e me fazes ver que de vez em quando eu tambme sou uma boa filha da mãe ;)
Somos condicionados por inumeros factores externos, pelos comportamentos dos outros,reagimos aos mesmos e muitas vezes indirectamente agredimos o Planeta !
Esta tua versatilidade de temas e de incisão me encanta e me surpreende constantemente, pois revelas uma enorme capacidade nas tuas exposições .
Adoro-te Luis !
Beijos , muitos beijos
Monika

NUVEM BRANCA TÃO FOFINHA disse...

Beijo!
Isto é sabedoria demais para mim...

Andreia disse...

Olá!

Pois é, dia do ambiente=)

Um abraço para ti!

Anônimo disse...

Olá Luis,
Por vezes temos que sair do nosso romantismo e descermos do mundo dos nossos sonhos e enfrentarmos estas realidades inconvenientes !
Nada melhor que num Dia do Ambiente !
Beijos infinitos
Moon Light

Paula Raposo disse...

Concordo. Mas de facto o egoísmo impera! Beijos.

Mila disse...

Ora cá está...temos mudar de atitude para o que está há nossa volta, e em várias vertentes, seja também alterado de modo positivo.
Enquanto houver "pessoas" que deitam o lixo, que as incomoda ,pela janela do carro...não pensando que esse lixo pode cair em cima de um filho seu...enquanto houver gente que deita os seus filhos e animais no contentor do lixo....dizia, enquanto houver quem não pense nas consequências dos seus actos, venham todos os dias mundiais ..... que isto continua na mesma e eu também sou uma boa filha da mãe porque embora me preocupe e não pratique grandes atrocidades, fico naquele rol de -ver e não denunciar ........o suficiente.

Unknown disse...

Reciclar o pensamento...gostei da ideia...mas como se o pensamento é algo que não se controla ...chega tão devagarinho...sorrateiramente e às vezes torna-se tão incomodo...
um abraço
brisa de palavras
e boa reciclagem

rosa dourada/ondina azul disse...

"Reaprendamos tudo de novo".
Gostei muito do que li. Sim, é urgente, concordo.


Deixo um mar de rosas,
Boa semana,

Anônimo disse...

A Amazónia agadece.

Beijo do Cruzeiro do Sul

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Somos uns bons filhos da mãe porque temos elevadas expectativas relativamente aos outros e por vezes, pouca aceitação de nós mesmos. O que fazemos ao planeta é o refelxo da nossa postura civilizacional: egocentrada, descuidada e de uma grande vaidade.
Mas caminhamos para dias melhores, para seres espirituais melhores.
Um abraço
Marisa

InConfidências disse...

Sobre as questões ambientais são essenciais.Sim um forte apoio global para uma mudança, haverá poucas chances de se abandonarem realmente as atuais práticas contrárias ao desenvolvimento sustentável.
Vamos agir. Cada um de nós deve fazer a sua parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro. Precisamos poupar os recursos naturais, combater o consumismo e jamais perder a fé de que podemos mudar o destino da humanidade.

Questões de humanidade. Quanta gente por aí vive rodeada de dificuldades, de problemas, falta de dinheiro, de carinho, de amor, enfim... E, ainda assim, vivem com um sorriso no rosto, distribuindo alegria e felicidade por onde passam... Difícil isso, né? Acho que precisamos aprender a tornar nosso mundinho mais colorido, apesar de todos os pesares... Gestos e atitudes de carinho estão em falta...
O egoísmo impera neste nosso mundo materialista...
Mas poxa... Um sorriso, uma palavra, um afago... Isso não custa nada!
Se não temos dinheiro para dar nos faróis, vamos dar o que temos!
Amor, carinho, atenção e retribuir sempre um sorriso (isso é essencial!)
E com isso... despoluímos os nossos pensamentos!

Luis....quer uma fã?
Eu já sou sua (fã e amiga)

Parabéns pela postagem!!! Amei!!!
;)

Mário Margaride disse...

Olá Luis,

Somos de facto uns filhos da mãe!!!

Tudo criticamos, o excesso de poluição na atmosfera, dos rios poluidos, das florestas que ardem, etc, etc. Mas contunuamos cada vez a andar mais de automóvel, poluido o ar das nossas cidades. Continuamos a deitar detritos e resíduos industrias para os nossos rios. Continuamos a fazer queimadas nas nossas florestas, e a destrui-las.
De facto somos mesmo uns filhos da mãe!

Parabéns, pelo belo post que aqui colocaste!

Um abraço!

Mila disse...

Voltei para te agradecer todos os parabéns que plantaste lá na horta
Retribuo tudo em dobro (esta horta é amiga e produz bem).Grande Abraço***

P.S. Não estará na altura de mostrarmos que já aprendemos alguma coisa com todos estes anos de degradação do planeta?Ou ainda precisamos de mais uns anitos ?...Poderá ser tarde ...

Os três R's estão muito bem pensados :)

margusta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
margusta disse...

Olá Luís,
...venho deixar-te um beijinho no despertar de um novo dia...

...venho deixar-te um muito obrigada por estares sempre presente no meu cantinho...

... venho agradecer-te os Lindos Reflexos da tua Alma, que sempre me deixas ficar...

Voltarei para te ler como mereces!...O tempo nos ultimos dias tem sido para mim muito escasso...O tempo...o tempo que não me dá tempo, para fazer tudo o que preciso...

A minha Alma tem Luz sim...Amo a Luz!!!...com a Luz da minha Alma e a Luz do Sol que desponta te deixo um até breve e votos de um dia Muito Feliz!!!

Elsa Sequeira disse...

Luis!!

"Reciclemo-nos, renovemo-nos"
Acho que sim! O Mundo precisa disso!!

Bei8jinhos madrugadores!!!
:)

Isamar disse...

Está um dia de sol. Tu és um dos seus raios.
Aquece a minha casa.
Beijinhos
Bom dia!

p.s. Lê o blog http://osinodaaldeia.blogspot.com

Anônimo disse...

Um beijo...
A loira

Marta Vinhais disse...

Olá, concordo contigo - o egoísmo impera e no entanto, tudo se torna mais simples se olharmos para o lado.
Obrigada pelo comentário que deixaste no meu blog. O post é o resultado de uma parceria que está a ser desenvolvida num outro blog basta seguires o link que deixei no post ou clicar em Marcos na minha lista.
Até já
Beijos e abraços
Marta

Kalinka disse...

LUÍS

Logo cedo te visito.
Venho em busca de algo.
Preciso urgentemente de afecto,
sinto-me a desfalecer,
não sei onde me encostar,
um porto de abrigo,
um ombro amigo,
quem sabe, dar-te a mão...
sentir o toque, o calor
um brilho nos olhos,
quem me ajuda? Preciso.

Votos de Bom Feriado.
Beijitos com carinho.

Isabel Filipe disse...

"A POLUIÇÃO DOS NOSSOS PENSAMENTOS !!!"


Tens toda a razão ...
é o que mais abunda por aí infelizmente ... eu tento portar-me bem ... mas sei que também falho


beijinhos

Alice Matos disse...

Caro Luís...
Estou completamente solidária com a tua reflexão... Também me preocupa o futuro deste planeta que usamos, muitas vezes não da melhor forma...
Quanto à poluição das nossas mentes, essa, meu amigo, por muita reciclagem que façamos, há-de surgir sempre mais lixo... cada vez mais poluente...
Garanto que procuro fazer a minha parte... Detesto a falta de civismo, de simpatia, o egoísmo, o egocentrismo, a falta de respeito pelos direitos básicos dos seres humanos...

Mas, como referiste, ocasionalmente (uns mais que os outros), somos todos uns filhos da mãe...

Um beijo...

Anônimo disse...

Meu Querido,
Sempre Verdadeiro e acutilante, sempre sem medo das palavras, sempre irreverente, jovem, inteligente e rebelde ...
Forever Young !
Mais um post que nos faz pensar!
Tens toda a razão !
Beijos,Beijos, Beijos
Rachel

Anônimo disse...

Quem habita no Cruzeiro do Sul aprendeu há muito tempo.Por isso todos os dias reaprendemos.É uma constante em nossa vida.Andamos de mão dada com a natureza e nossos pensamentos são frescos e livres.Respiramos o ar puro do "Pulmão do Mundo."Só existe um Caminho:a união com o Todo.Se olharmos e vermos,o todo está à nossa volta.O Caminho está na comunhão,na Verdadeira Comunhão com a Natureza,expressaõ máxima do grande Criador.

Beijos do Cruzeio do Sul

Reflexos e Sinais da Alma disse...

Minha Querida Canoa Mágica !
Obrigado pelas tuas visitas pelas quais tenho sempre imenso Carinho :)
Se puderes e se quiseres, deixa-me o teu email para nos contactarmos, uma vez que pelo que vejo não tens nenhum Blog, ok ?
Beijos... muitos,te deixo também ;):):)

Maria Clarinda disse...

E estas verdades incovineientes são sempre verdades!!!!
Assumo a minha parcela de culpa ,
pois todos os dias olho em meu redor , e tento aperfeiçoar-me ,
pois esse é o único caminho ....

Recordando um dos músicos portugueses que mais admiro e que mais gosto (João Pedro Pais) ,
no seu tema fabuloso " Tudo Bem " ,
realmente de vez em quando ,
somos todos ...... Uns Bons Filhos da Mãe !!!!

Renovemo-nos , Reciclemo-nos ,
Reaprendamos tudo de novo ,
pois assim poderemos com toda a certeza,
proteger muito melhor
.... o Planeta .....

Porque será que o teu pensamento vai sempre a 100% de encontro ao meu....continua sempre lindoooo.
Jinhos Luis

C. disse...

Somos cobardes e escondemo-nos na ideia ilusória de que somos superiores à nossa Mãe Natureza como se não fizessemos parte dela...
Preferimos a parte qua nos aprece mais fácil que é fechar os olhos à realidade.

Para além disto, escutamos que já não há muito a fazer porque já não existe retorno, o Mundo já não pode curar-se das feridas que lhe causámos... e perante isto, cruzamos os braços, falsamente resignados.

Acredito que se a atitude correcta começar em cada um de nós, sem darmos por isso, o mundo começa cura-se mais rapidamente. Tudo é possível, e SIM, há retorno. Basta querermos.
Obrigada pelo beliscão! Neste dia começo a estar mais atenta!
Jinhos Gandes

Cássia Valéria disse...

Luis,

Realmente somos Filhos da Mãe, o homem é, certamente, o único "animal" que destrói o próprio habitat, pois parece não ter noção da necessidade de tal lugar, onde o que impera é a necessidade de se ganhar mais, em total descontrole .
Qto à poluição mental, é apenas um seguimento do que se faz com o meio ambiente, um total descontrole tb, em alguns casos podemos dar nome de "falta de educação", "falta de gentileza", "excesso de ignorância",entre outras coisas.
A reciclagem têm que ser diária !

Texto fantástico, adorei !

Beijos,
Valéria

-_- disse...

nice work
I like it
thank you and have a nice day
:))