Arquivo do blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Vida e o Tempo ....







Nos últimos tempos
Tem existido
Entre mim e o tempo
Um conflito tremendo
De confronto e sofrimento



Conflito esse
Que me tem feito
Pensar muito
Na procura
De um jeito qualquer
Para tudo reciclar
Na sábia paciência
Parar e reflectir
E assim no apuramento
Esta minha relação
Com o chamado tempo
Algo poder melhorar


Desde sempre
Que sinto o tempo
Como um espaço onde
Tudo acontece
Pequenos e grandes eventos
Que inspiram e compõem
As composições
Melódicas da vida
E assim por vezes
Perco as notas e os tons
Que fazem os sustenidos
De uma qualquer descida
Ou uma abençoada subida


Este confronto titânico
Entre mim e o tempo
Tem sido agreste
Agressivo e tirânico
Pois não me quero submeter
Quero sim
Gozar e saborear
Os momentos que mais preciso
Mas que fatidicamente
Num ápice se esfumam
Num regresso às obrigações
Às exigências constantes
Das padronizações
Num tempo este
De mórbidas
E insanas competições
Onde tudo vale
Para que se alcance
O que a manada considera ser
Suas legitimas
E ambicionadas aspirações


Tento equilibrar
Tento melhorar
Esta atribulada relação
Entre mim e tudo isto
As convulsões indirectas
E o imutável tempo
Vivendo e saboreando
Sempre que posso
No invólucro da intimidade
Cada nosso momento
Esquecendo
Por algum tempo
Esse mundo exterior
Que reside perto
E longe de nós


Estou nascendo e aprendendo
Pois na vida não há nunca
Aquele tempo que se deixa
De algo aprender
Porque quer seja fora
Ou dentro de nós mesmos
Existem sempre coisas
A acontecer
Daí estou reaprendendo que
O tempo não tem culpa não
Sou eu mesmo que
Na poeira desta sinuosa estrada
Me esqueci
De que cada tempo
É tempo para cada momento



Nesta viagem
Atribulada e sofrida
Entre mim e o tempo


Quero muito muito
Quero tanto tanto
Que cada vez que estou
Em nosso mundo contigo


Esse rio de caudal imenso
Partículas fluidas
Da leveza do tempo


Passe por nós


Cada vez mais terno
Como uma leve brisa de vento


Cada vez mais
Compreensivo


E acima de tudo



Cada Vez Mais Lento ….