Arquivo do blog

sábado, 26 de dezembro de 2009

Kairos ... é o meu sangue ...







A minha centelha racional
Impele-me à aceitação
Ao alinhamento
E à submissão
Perante o poder de um ditador
Cujo nome é Cronos


Neste instinto meu
De sobrevivência
Reconheço a precariedade
Da minha independência
Pois o nível de qualidade
Da habitual comodidade
Dos padrões enraizados
Com que é envolta a ilha
Torna isto
Sequencia natural
Perante esta imposta
Cronos ditadura
À minha dependência


Não sou só eu não
Pois o globo gira
O poderoso dá e tira
O opositor conspira
O especulador tece
A próxima mentira
A economia vacila
O trabalhador hoje
Mais do que nunca
Vive
Debaixo da mira
A multinacional
Na desculpa dos custos
Se retira
E tudo isto acontece
Porque
Cronos
É rei e senhor
Impiedoso
Mão de ferro
Omnipresente ditador
Impulsionador invisível
De toda esta ira




Mas aqui
Distante do exterior
Dentro do perímetro da ilha
Kairos é o meu sangue
Kairos é o meu vinho
Kairos é o meu espaço
Pois é com ele que
Predisponho-me à descoberta
Ao questionamento
À interrogação
À contemplação
Ao deslumbramento
À exposição dos indicadores
Negociadores
Dos construtores deste Ser
Entrego-me assim
Liberto ao Amor
Ao sabor dos afectos
E ao desfilar da vida
Nos vários tons do prazer



Kairos
Oferta dos Deuses
Essa qualidade
Em vagarosa extensão
Ilimitada noção
Onde habita a magia da tertúlia
A fantasia
Reactora da criação
Onde
Na plenitude dos momentos
Tento esvaziar-me
Do emaranhado das teias
Dos limites e das exteriores
Condicionadas fronteiras
Predispondo-me neste circulo
Simplesmente a viver
A qualidade de cada instante
A luminosidade
De cada percepção brilhante



Estes poucos dias
Têm sido
Pródigos milagreiros
Longe da imposição de Cronos
Distante dos enredos
Micros e macros
Obrigatórios e rotineiros


Estes poucos dias
Têm sido espontâneos
Motivadores obreiros
Salutares questionadores
Imbuídos
Do espírito Kairos
Numa renovação
Fundamental
Extrema
Fértil e crucial


Se a vida de alguém
Homem ou mulher
Depender somente de Cronos
Tudo se esvazia
As conexões se perdem
Quebra-se o sentido
E corre-se o risco
De se esquecer
A essência de kairos
Esse espaço sagrado
Que os Deuses nos oferecem



Para que seja possível
Fazer acontecer

Gente
Pessoas
Humanos
Mais conscientes


E talvez


Também Mais Felizes ….