Arquivo do blog

sábado, 17 de janeiro de 2009

A Montanha pode ser Amiga ...


Sinto
Nas gotículas que caiem
Nesta chuva miudinha
Íntimos elementos
Retratos de mensagens
Palavras sentidas e escritas
Num mar de vontades e desabafos
Que na textura molhada
Da minha pele
São encrostadas
Na correspondência clara
De que nada em mim
Na etapa desta viagem
Se permite ter
Alguma tristeza ou mágoa

A escalada desta montanha
Exige que se reúnam
Clarezas e destrezas
Sensíveis percepções
Em gestos de bom senso
Que me permitam
Poisar cada pé
Em pedra dura e firme
Sabendo eu sempre
Que cada dia
Em cada seu pretexto
Devem ser vividos
Na coerência essencial
De cada contexto


Nada há a condenar
Nada há a reclamar
Pois como falíveis que somos
Aprendemos na substancia
Que apesar de tudo
São as virtudes
Nossas e alheias
Que constroem o nosso Conhecimento
E assim peneirando as essências
Com inteligência e sensibilidade
Cuidadosamente as guardamos


No estágio e no nível
Desta singular escalada
Sinto que
Apesar das exigências permentes
A montanha pode ser amiga
As presenças invisíveis
Como sempre
Divinas e protectoras
E na neblina
Deste micro clima
Encontro arbustos e flores silvestres
Cujos tons podem ser
Ainda mais vivos

Por tudo isso
Aqui deixo
Este meu sorriso

Sem lugar
Para mágoas ou dores
Só com espaços para
Determinação
Clarividência
Serenidade

E paisagens simples

Com muitas


Muitas cores ….




"Os únicos demónios neste mundo são aqueles que correm dentro do nosso coração, e ali é onde todas as batalhas devem ser travadas. " Mahatma Gandhi