Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Jovem da Tatuagem ...







Nestes alguns anos de vida
Que tenho
Já vi e conheci alguma coisa
Houve algo que
Há dias
Me captou
Uma estranha atenção


Deslocava-me de metro
Na grande metrópole
Onde trabalho
E de repente vejo
Um jovem de cerca de
Vinte e tal anos de idade
Que no lado interior
Do seu antebraço
Tinha uma tatuagem
De um tamanho considerável
Que dizia o seguinte

PEOPLE ARE STRANGE


( As pessoas são estranhas )


Olhei mais que uma vez
Para me certificar
Da frase tatuada
E não pude deixar de
Me confrontar
Com esta brutal
E estranha verdade
Que num gesto de revolta
De frontal provocação
Ou de outra coisa qualquer
Levou este jovem
A tatuar no seu antebraço


No meu restante trajecto
Não pude deixar
De olhar para as pessoas
À minha volta
De pensar nos inúmeros factos
Que todos os dias ocorrem
E concordar com
A estranha verdade
Que esse jovem tatuava
No seu braço
Como se
Num grito permanente
Quisesse esfregar nos olhos
De todos os que por ele passavam
Essa perturbante
Verdadeira
E estranha frase


Mas é claro
Que é verdade
Tenhamos a coragem
De reconhecer
Essa verdade de que todos
Somos inteiramente responsáveis

PEOPLE ARE STRANGE

Pois vivemos
Numa sociedade estranha
Construída por gente
Cada vez mais estranha
Que perante a estranheza
Do meio envolvente
Perde valores
Ignora princípios
E desconhece referências
Numa batalha sem nexo
Onde a ausência de verdade
Já não deixa ninguém
Perplexo


PEOPLE ARE STRANGE


Quem tem a coragem
Ou o desespero
De tatuar no seu braço
Esta frase

Conhece bem
O mundo farsante
Hipócrita e castrante que o rodeia
E sabe com toda a certeza que

A sua tatuagem


É muito mais



Que uma

Simples ideia ….