Arquivo do blog

sábado, 6 de junho de 2009

A Nossa Casa ...







Comemorou-se ontem
Dia 5 de Junho
O Dia Mundial do Ambiente
E na comemoração deste dia
Tive a oportunidade
De assistir e ver
O filme documentário “Home “
Que retrata a nossa Casa
O Planeta Terra


Sem dúvida que
Perante o tremendo alerta
Que este filme
Em cada um de nós
De forma gritante
Faz acontecer
Deixou-me
Algo confuso e perdido
Entre a angustia
E uma réstia de esperança


Quem certamente
Teve a oportunidade
De ver este filme
Saberá com certeza
Traduzir em sentimento
E emoção o que
Eu estou a dizer


Vivemos
Vertiginosamente
O dia a dia
Das nossas vidas
Mergulhados
Nos nossos problemas
Nas exigências
A que somos sujeitos
Nos desejos que demoram
A ser cumpridos


Vivemos
Tão distantes
Desta realidade planetária
Que num prazo
De dez a vinte anos
Pode mudar radicalmente
A forma como vivemos
As necessidades básicas
Que hoje temos
E transformar por completo
O futuro que queremos


Vivemos
As nossas vidas mundanas
Cegos e surdos
Alheados
Das consequências brutais
Que hoje
Já se fazem sentir
Em inúmeros locais
E que em pouco tempo
Se estenderão
A tantos outros lugares


Desde o metano
Prestes a eclodir
Pelo degelo na Sibéria
Cujas consequências
Ninguém
Se atreve a prever
Na escalada brutal
Do efeito de estufa
Passando pela subida
Cataclísmica dos oceanos
E pelo cenário dramático
De falta de água doce
No planeta
E a desflorestação compulsiva
Sinto-me algo perdido

Pela enorme dúvida
Que me assalta
Na real possibilidade
De se reverter este processo
Tendo em conta
O curto espaço de tempo
De que a humanidade
Com todo o seu Saber
Cientifico e tecnológico
Dispõe actualmente
Para o fazer


Sinto-me apreensivo
Sinto-me algo revoltado
Porque decididamente não foi este


O futuro de uma vida

De um Mundo

De um Planeta



Que para os meus filhos



Algum dia



Eu imaginei ter …