Arquivo do blog

sábado, 27 de junho de 2009

As vagas destes dias ...







Estranhas têm sido
As vagas destes dias
Entre a claridade
Das estrelas
Os desafios rotineiros
E as nuvens
Que se formam
Em momentos aleatórios
Que alternam
Entre texturas densas
Porosas
Construindo formas
Circulares e esguias


Estranhas têm sido
As emoções
Que no gráfico dos significados
Impressos
No manual das razões
Oscilam
Em vértices
Curvas de ondas
Que vagueiam
Entre o sim e o não
Dos horizontes imaginados
Das minhas cogitações


Estranhas têm sido
As encadeadas resoluções
Em face
De cada instante
De muitas destas equações
Numa sequencia
Que não identifico
Pois abri as portas
Do meu cacifo
Criando assim uma explosão
De ínfimas partículas
Que apesar
Do intemporal conteúdo
Ainda não decifro


Escuto ecos
Vozes viajantes
De outros quadrantes
Leio as dobras que chegam
No vórtice tubular do vento
Espanta-me o ênfase
A intensidade
A persistência e o alento
Por vezes sorrio
Pois
Na verdade sincera
Não sei o que pensar
Pois no vazio que ficou
Restou em mim
Somente
Uma página
De nenhumas certezas
E um dicionário
De interrogações no ar
Mas admiro sem dúvida
A grandeza da construção
O aroma adocicado
O perfume da inalação
No contexto
Da qualidade impar
Da sublimada narração


Estranhos têm sido
Estes dias
Em que por vezes
Me sinto pouco
Algo distante
Perante
Irreversíveis
E gigantescas tarefas
Num quadro
Cujas exigências
Me causa
Aqui e ali
Algum desconforto
Mas a verdade é que
Sem se esperar
Num contexto impensável
Sábias palavras
Nestes dias
Simplesmente guardei
E que dizia alguém
Que o mais importante
Em qualquer situação
É tentar sempre
Estar bem


Apesar de tudo
Da bagagem que carrego
Dos registos efectuados
E que destrinçam
O sim de mim
E destes dias
Que passam velozes
Totalmente impiedosos
Onde milagrosamente
Restam
Minúsculos oásis

De especiais momentos
Em que o mundo
Se acalma

E por instantes
Fica simples e mudo

Mergulho na borda
Deste rio quente

Que no seu caudal

Contém fauna

De espécimes diversos


E uma flora

De pequenas verdades




De quase tudo ….