Arquivo do blog

sábado, 13 de outubro de 2007

Somos Nós que Aprendemos .....




















Há dias numa conversa rotineira falaram-me na expressão comum que se aplica a alguém que nós consideramos, O Mestre ….


Pensei no assunto mais tarde ….. e de facto para mim a Verdadeira Essência de um Mestre é algo de difícil definição ….


Um Mestre é mais que um Professor , é diferente de um Amigo , é mais que um Mentor , e chega a ser diferente de um Conselheiro ou de um Ancião familiar ….


Pela minha análise pessoal , acho que é tudo isso misturado numa bola de Cristal , com acrescento de mais algumas pitadas de colorações e pigmentos , e outros elementos ausentes de qualquer nome …. pois de facto julgo que não é com o nosso Pensamento Racional , que entendemos por completo , o significado total e abrangente de tal definição ….


Eu pessoalmente Conheci um Grande Mestre , hoje Ele vive numa outra Dimensão , e foi Ele que semeou em Mim , algumas sementes que são a base e o substrato da minha personalidade …


Ele , nunca soube a importância real que teve em Mim …. pois o Ensinar é algo que requer algumas interrogações …..pois julgo que na realidade não se ensina nada a ninguém , mas sim , somos Nós que Aprendemos …. nos vários processos activos , das
Experiências , Competências e Vivências da Vida …..


E os Mestres …. Os Verdadeiros Mestres não Ensinam nada a ninguém …. mas sim , Despertam nos Outros a Vontade de Aprender , adquirindo assim competências que promovem o seu Bem Estar ….


Por vezes pensa-se que é lendo muitos livros , que se preenche o nosso espaço de Saberes , dando seguimento à acumulação dos mesmos, é óbvio que os Livros nos dão a capacidade de desenvolver a assimilação das Ideias , mas não é a isso que eu me refiro ....é claro que os Livros são importantíssimos na construção dos nossos Saberes …Saberes esses que pertencem à autonomia da Mente ….. mas a Verdadeira Sabedoria pertence à Diplomacia e à Jurisdição da Alma ….. a Sabedoria da Autenticidade do Ser , que promove e desenvolve apetências no fluir do Momento , conjugando-se de forma equilibrada e harmoniosa com a Mente , com a Intuição e com todos os Elementos que promovem o Saborear da Vida …..


Não é possivel Viver os Momentos , Validar os sabores Milagrosos da Vida , sem tranquilidade .... essa Tranquilidade e Sabedoria que se Conquista com a nossa disponibilidadade para a sua verdadeira aquisição .... é aí nesse espaço só Nosso , Individual , intimo , pessoal , que pode nascer a Energia e a Força , que nos guiam ao longo das nossas Caminhadas ....


Todos os Saberes , são elementos que se podem trocar , informar e comunicar …. a Sabedoria não …. essa adquire-se em conformidade com a nossa Disponibilidade para a sua Aquisição ….


A Disponibilidade para a Verdadeira aquisição da sabedoria , está sem dúvida ….. não na forma como observamos os Outros …
mas sim na forma , como nos devemos deixar ser Observados , pela Magia da Vida …..



Luis Sousa