Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de julho de 2009

De Um Só Lugar ...







Como seria bom, para nossas vidas agitadas,
se pudéssemos
recolher-nos dentro de nós mesmos,
todos os dias,
preparando nossas mentes
para ouvir a Voz do Grande Silêncio.

Mahatma Gandhi



= * =



Chego ao vale escarpado
Desta montanha
E ao sentar-me
Neste pedaço de rocha
Cada vez mais me convenço
De que todas as pegadas
Na terra seca e molhada
Deixadas
São ínfimas parcas e poucas
Na medida em que
Cada vez mais me entranho
Por orlas
De paisagens verdes
Por vezes sacudidas
Por intempéries
De ventanias loucas


Nesta cordilheira
Cujos níveis e frequências
Imprevisivelmente se alteram
Obrigando-me a reconhecer
A fragilidade artificial
Do inconsequente elo
E a plasticidade
Com que os contornos
Se movem na metamorfose
Das supostas verdades
Que caem na rede do vazio
E que jamais se devolvem



Na subjectividade
Das arestas por polir
Das minhas palavras
Reside na poeira
Que as cobre
Uma película fina
De matéria indefinida
Composta
Por pingos secos
Outrora derretidos
Pelo calor
Dos velhos apegos


Eu sei
Não é fácil não
Entender o significado
Do impacto que embate
Na rugosa parede
Desta imensa cordilheira
Provocando ecos sonoros
Surdos
Por vezes hipotéticos
Que relatam
O som das incongruências
Que inevitavelmente
Interferem
Em quase tudo



Como diz
O Grande
Sábio e Mestre
Parte da solução
Contra a depuração
Esteja talvez sim
Na recolha interna
Mergulhando
No núcleo da esfera
Estendendo a esteira
Limpando o cálice
Que devagar se enche
Com a voz do silencio



A matéria do pensamento
Cria possibilidades desconhecidas
Que estão eventualmente guardadas
Em tesouros espalhados
Na linha do firmamento


Eu Acredito
Nas coisas que me alegram
Nas coisas
Que me doem
Pois se me doem
É porque Acredito
E se Acredito


É porque


Esta força
Que me protege e abriga
Que me sustenta e instiga


Está nessa brisa que inspiro


Que vem
De um só Lugar



Que Existe


No Sagrado Infinito ….