Arquivo do blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Pais e Filhos ....






Hoje , quero falar de um
tema que toca a todos os Pais , e a todos os Filhos ….


Falo essencialmente no contexto de relação entre Pais e Filhos , e vice-versa …


O que eu tenho a dizer na abordagem deste tema sensível , em primeiro lugar é o seguinte :
Ninguém é perfeito , como tal , não existem Filhos perfeitos , nem Pais perfeitos !!!


É nessa conclusão que reside o maior desafio , isto é , construir e desenvolver uma relação afectiva e salutar , tendo como base e consciência , de que o resultado da relação
depende essencialmente da vontade , da sinceridade , e da Comunicação entre os dois ….


Sabe-se que , cada pessoa é o que é , existem pessoas melhores do que outras , mais disponíveis do que outras , mais presentes do que outras , mais afectivas do que outras , mais tolerantes do que outras …..


Apesar de todos os avanços em termos educacionais , é certo que , nem todos vivemos no mesmo ritmo de crescimento , mas de facto a base sustentável de todas as relações inter-pessoais , que se aplicam também neste caso específico , pois de dois seres individuais se tratam , é sem dúvida , a qualidade da Comunicação existente ….



Por vezes notamos que , os sinais de afecto , o emergir dos reais sentimentos , o verbalizar das palavras sinónimos de Amor , têm uma grande dificuldade em protagonizarem-se no palco dessas mesmas relações , entre Pais e Filhos ….


Julgo que , existe em muitos universos familiares , a noção de que os Pais detêm toda a responsabilidade , no que respeita ao campo da relação dos afectos , pois , é nessa linha de pensamento que muitos dos nossos filhos , entendem esta questão , isto é , aguardam que a iniciativa provenha sempre dos progenitores ….


Essa é de facto uma atitude errada , contraproducente , e que jamais fará com que na realidade se consolidem em permanência , os laços afectivos e sentimentais que são imperativos existirem …..


A responsabilidade é mútua , a iniciativa deverá ser recíproca , a vontade trocada de forma espontânea , e com natural frequência ….


Se a responsabilidade da educação , e de todos os desenvolvimentos básicos dos filhos , cabe aos Pais , cabe aos filhos , a responsabilidade de no mínimo , interpretarem esse esforço e todos os sacrifícios efectuados , como dignas formas de Entrega e de Amor ….


Não é necessário viverem-se momentos extremos , ou de alguma forma difíceis , para observarmos o trocar entre Pais e Filhos , de palavras de afecto , que traduzem esse Amor e essa Devoção que , na realidade sempre existiram , mas que por vezes , se escondem na complexidade das relações humanas …..



NUNCA É DEMAIS

DIZERMOS PALAVRAS

DE AMOR

AOS

NOSSOS PAIS

E

AOS NOSSOS

FILHOS !!!



Luis Sousa