Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Perigo dos Pseudo - Éticos



Todas as pessoas de boa formação educacional , pessoal e cívica estarão de acordo que a honestidade , a lealdade , e o valor inestimável do Bem , são suportes incondicionais e valorosos do que chamamos de Ética .

Contudo , há quem verifique o significado deste conceito , com uma “verdade” que se instala no consciente colectivo , e que em determinadas situações , se auto limitam na aplicação dos juízos , que daí podem emergir .


Julgar os outros com base em pressupostos de um conceito de Ética limitada , só determina o espaço ,e assenta fronteiras , que , em muitos casos podem demonstrar a ausência de visibilidade por parte de quem assim ajuíza , revelando também um défice de entendimento , perante o significado abrangente deste mesmo conceito .


Ora , quem nesta atitude limitativa faz valer o seu comportamento , revela não só uma incapacidade de compreender a verdadeira essência do Outro , como também , demonstra que , o seu sentido de Ética está aquém dos Valores humanos e inter – pessoais , nos quais assentam as verdadeiras relações humanas .


Contra esta forma inflexível e formatada pelo consciente pessoal e colectivo , pode-se após cuidada análise , contextualizá-la não numa dimensão real de Ética , mas sim numa vertente de PSEUDO – ÉTICA .


E porquê ?

Porque ser Ético , está muito para além das fronteiras delimitadas por pensamentos e atitudes rígidas e inflexíveis , e acima de tudo ser Ético , é ter a compreensão e o entendimento de que a mesma , está acima de qualquer Convenção civil ou social , podendo assim qualquer pessoa desenvolver as suas acções caracterizadas pela boa vontade , e pelo Bem fazer ,em qualquer lugar , e a quem quiser , pois , fazer o Bem não está sob a alçada de nenhuma Convenção !!!

Ser sincero , ser verdadeiro , ser autentico , independentemente de qualquer vinculo civil ou social , está para além de toda e qualquer Ética determinada por qualquer homem !!!


A todo e qualquer Pseudo Ético , aqui deixo estas minhas considerações !


Luis Sousa