Num mundo globalizante, em que se cala e se mordem as genuínas expressões nas relações humanas, em que as máscaras imperam e em que grande parte das nossas reacções são filtradas , podemos certamente afirmar que se tornam cada vez mais raras as inter-relações pessoais verdadeiras , puras e espontâneas.
Todos os dias tenho a sensação de que muitas das palavras que se proferem, e muitas das apologias que se falam no sentido da aproximação humana do seu próximo e do seu semelhante , ficam muito aquém da realidade quotidiana.
A maioria enclausura-se na sua insegurança , fecha-se no seu pequeno mundo, e fortificam as muralhas dos seus castelos de papel.
No mundo profissional , temos que nos relacionar com todos os agentes e intervenientes do ramo e da actividade em que estamos inseridos , e como tal há que descodificar acções , relações e atitudes , em prol da solução dos problemas emergentes que nos assaltam diáriamente.
Nos contactos que vamos fazendo com parceiros e empresas que nos assistem , por vezes encontramos do outro lado da linha telefónica, uma voz acolhedora, que decorrendo alguns momentos nos provoca uma empatia singular e que ao longo dos tempos e no contacto profissional, vamos desenrolando deliciosamente o novêlo do conhecimento mútuo .
Constroi-se o respeito mútuo, a admiração na competência profissional, e toda a envolvência que os contactos profissionais vão exercendo na inter-relação que temos com esta ou aquela pessoa.
Nascem Empatias , promovem-se aberturas de espírito, contactos pessoalizados , conversas mais abrangentes ...
Fala-se no fim de semana que se passou, fala-se dos filhos , fala-se dos projectos , fala-se de visões pessoais , fala-se de humanidades , desenvolvem-se afinidades , multiplicam-se cumplicidades...
O tempo desenvolve e consolida relacionamentos , consolidam-se Empatias !
Inconscientemente ou conscientemente criámos e desenvolvemos em nós uma imagem desse alguem, que nos assaltou com a sua simpatia , que nos tocou com a sua competência , e que nos brindou com a expressão de uma mútua magia .
Até que um dia, a profissão nos obriga a reuniões , que se marcam na agenda profissional , para um dia qualquer no calendário universal....
Chegado o momento do "meeting" profissional, visionamos alguém que nos confirma e excede a imagem em nós dela criada, alguém que se alegra pelo encontro e pela imagem não defraudada, alguém cuja admiração sempre foi mútua e cuja Empatia foi desde sempre única, e que nesse instante se converteu numa.............. Empatia Transbordante !!!
Estou Grato à Magia e às Sincronicidades que a Vida me abraça,e por me brindar com semelhantes sintonias !
Luis Sousa
19 comentários:
Mereces todas as Grandes Sintonias!!!
Beijos Rachel
Tenho de voltar a ler, Luis...
Com mais tempo, pois tu estás mais nas entrelinhas, que nas linhas própriamente ditas.
A subjectividade das tuas palavras, obriga a uma leitura mais atenta...
Mas, nem sempre o retirar da "burka", aqui no sentido simbólico da palavra, significa um melhor conhecimento, não, pode é contextualizá-lo... só...!
No espírito estão as afinidades, as cumplicidades que podem levar a uma amizade verdadeira...que, quando o é, realmente, supera e ultrapassa o nosso invólucro passageiro...
Um beijo, para ti...
Mordaz,capaz e verdadeiro !
Fotógrafo de Almas, és tu !
Mil Bijos
Lena
E há também o reverso da medalha quando, ao desenrolarmos o novelo do conhecimento mútuo, a empatia se vai transformado em desilusão...
Quanto maiores as expectativas, maiores as desilusões...
Podemos sempre minizá-las se aprendermos a oferecer o ombro sem pré-requisitos, se não imposermos regras mas sim, tentar compatibilizá-las sem invasões.
Ninguém é perfeito e infalível...
Há que saber perdoar e compreender.
Fazer novas amizades é fácil; mantê-las, cultivá-las, acarinhá-las no dia a dia é bem mais difícil...
Uma boa semana de trabalho para ti e muitas Empatias Transbordantes!
Olá Rachel!!
Brigada Amiga !
Beijo Grande e boa semana !
Olá Meg !!
Sempre atenta, e sempre observante...Um beijo para ti e Boa semana !
Olá Lena !!
Um Beijo Grande !
Boa Semana
Alex !
Estou em total acordo !
Boa semana
Luis, grandes sintonias, grandes empatias ...algumas "transbordantes" ....gostei!
Beijos Célia
Nem com toda a gente se criam empatias, mas é bom quando isso acontece!
De facto ambos os blogs são muito idênticos es´teticamente.
Quanto aos teus comentários, estaria a negar, se dissesse que não me emocionou.
Agradeço do coração e assim, é muito gratificante escrever.
Obrigado.
Abraço sonhador
Pois, eu vou ser sincera, tenho muito medo de conhecer pessoas, sou muito insegura, tenho sempre receio de que não me achem alguém com interesse, por isso me sinto tão à vontade na blogosfera, não conheço as pessoas pessoalmente.
Beijocas
triste e quando criamos empatia cm uma ilusao...que nos despedaca ao vermos o que esta por tras da mascara.tento ler nas entrelinhas o que nao leio nos labios...sou um pouco de feelings :)
Fiz alteração e perdi o teu comentário, sorry...
Bjs
É Luis tua "Empatia Transbordante" traz verdades necessárias a uma vida ampla e feliz. è nas amizades que ela acontece e por que poucos a encontram?
Como você diz, pelo fato de viverem enclausurados em seus castelos de papel. É preciso se abrir, saber receber o que os outros tem a nos dar e também saber doar, não é?
Gostei do teu questionamento! Beijão
... quando as sintonias acontecem ... é sempre gratificante ...
... bj
A empatia será sempre algo digno de um elogio. Adorei o texto cheio de "magia" e de sentires.
Venho agradecer o comentário deixado no meu cantinho.
Se por um acaso os nossos caminho se cruzarem eu prometo que te digo um olá.
Beijocas
Interessante o post - para meditar e reler - deixar o eco falar-nos...
Obrigada pela visita ao meu blog; espero que voltes; eu volto.
Obrigada mais uma vez
Beijos e abraços
Marta
Postar um comentário