
Passeando pelos pensamentos e pela diversidade dos roteiros, fui desembocar numa das mais árduas e exigentes disciplinas, considerada uma das maiores provas de fundo, uma maratona do Desenvolvimento Pessoal e Humano … O Desapego .
Apesar de algumas definições contraditórias, e algumas delas redutoras e muito associadas à esfera das relações amorosas, a minha interpretação do Desapego vai para além disso, pois penso que este conceito penetra no universo comportamental humano abrangendo múltiplas áreas de conduta , postura , entendimento e de atitude , só observada em fases de amadurecimento e de auto conhecimento de plano superior.
O Desapego … considero eu, ser aquele pedaço de solo interior que exige trabalho permanente, trabalho de sol a sol, persistente, e que se vai cultivando e semeando ao longo do tempo, e cujo crescimento é sensível a variações de temperatura , às intempéries e precipitações, sendo a colheita dos seus frutos, lenta e demorada, estando somente amadurecidos a partir de um certo estágio da nossa evolução .
O Desapego … na sua plenitude, é aquele Acordo de Paz que se faz dentro de nós mesmos, é aquele Encontro com a Planície serena da nossa Existência, e onde um Rio de Apaziguamento e de Liberdade, se desenha no interior do nosso espírito …
Espero um dia poder caminhar tranquilamente por essa Planície, e banhar-me descontraidamente nas águas desse Rio …
Luis Sousa
“ Desapego é uma arte...que exige da gente , paciência, pulso firme, razão e muita vontade de se continuar sem pesos. Desapego é coisa de gente grande , que se ama de verdade e que aprende a compreender pelo que , e por quem , vale a pena perder noite de sono, chorar, sofrer, sentir dor e renunciar-se a si mesmo. Desapego é o encontro de duas pessoas " você e você" , e ambas decidem viver um relacionamento sério , sem melancolias, sem tristezas, sem decepções , sem ilusões...... Desapego é uma realidade de valores que faz florescer algo novo dentro da gente.... “
Cecilia Sfalsin